Skip to content

Segredos Para Aumentar Sua Produtividade nos Estudos

Está cansado de se esforçar tanto e conseguir poucos ou quase nada de resultados? Então isso significa que você está passando por um momento de baixa produtividade, e isso pode estar influenciando em muitos aspectos da sua vida. Muita gente se engana por aí pensando que produtividade é o mesmo que trabalhar muito durante um período longo de tempo, mas essa é uma das informações mais equivocadas em relação ao assunto. Ser produtivo é conseguir dar o seu máximo para conseguir um bom desempenho nas atividades propostas e em um curto período de tempo.

Em outras palavras, ser produtivo é poder realizar a mesma quantidade de tarefas durante um espaço de tempo menor. Um dos principais benefícios de ter uma boa produtividade é o aumento do seu tempo livre. Apesar de parecer cada vez mais difícil conseguir aumentar produtividade nessa era digital, ainda há solução – porque nada nessa vida é impossível. Continue a leitura desse artigo para ler sobre os segredos para aumentar a sua produtividade.

Não tente ser multitarefas

Aceite que você é um ser humano e, assim como qualquer outro, tem os seus limites. Ao invés de ter uma lista com 15 coisas para ser feitas em um único dia, tente dividi-las durante a semana, priorizando as 3 ou, no máximo, 5 mais importantes e foque todo o seu potencial criativo e de concentração nelas. Lembre-se de que ser produtivo não tem nada a ver com trabalhar muito, mas sim conseguir dar o seu melhor nas tarefas que lhe correspondem. Reduza a sua lista de atividades e veja como isso ajudará a aumentar a produtividade que reside dentro de você.

A regra dos cinco minutos

Tal Ben Shahar, também conhecido como o “guru da felicidade”, é professor e pesquisador referente na área da psicologia positiva e liderança. Durante as suas pesquisas, ele descobriu que não há nada melhor do que começar a fazer algo, e às vezes essa é a decisão que mais procrastinamos em tomar.

Por isso, ele desenvolveu a regra dos cinco minutos – que diz que para aumentar a sua produtividade, a solução é se colocar o desafio de terminar essa tarefa em cinco minutos, colocando todo o seu esforço e concentração nela. A sensação de ser desafiado pode ser aquilo que estava faltando para gerar ânimo e coragem para terminar aquele processo chato.

Priorize o que deve ser priorizado

Na maioria das vezes, a única coisa que precisamos para acabar com a nossa produtividade é 1 minuto de desconcentração. E acabamos abrindo uma “brecha” para esse pequeno vilão por uma falta de estrutura de prioridades, começando o dia sem saber por onde deve iniciar as suas tarefas e perdendo um bom tempo nessa organização.

A solução para muitos é definir a lista de tarefas a serem feitas por prioridade e no dia anterior. Quando acabar todos os seus á fazeres do dia, reserve 5 minutos para organizar, por ordem da mais importante/urgente para a menos, as suas atividades do outro dia. Dessa forma, começará a trabalhar já sabendo o que deve ser feito, sem perder tempo.

Desconecte-se totalmente

Por mais que o seu trabalho dependa da internet ou de estar em contato full time com os clientes, você deve se desligar totalmente de qualquer coisa que possa lhe interromper durante o seu momento de fazer o que tem que ser feito. Desative as notificações do seu celular, feche a janela que está com a caixa do seu e-mail aberta, desconecte-se das redes sociais e evite distrações. A produtividade está diretamente relacionada com a capacidade de concentrar-se totalmente no momento presente.

Tenha a sua “hora do e-mail” e a respeite

Assim como foi dito anteriormente, ter a caixa de e-mail visível enquanto está trabalhando pode ser fatal para a sua produtividade. A ânsia de querer consultar a caixa de e-mail todo o tempo é uma das maiores distrações dos trabalhadores atuais. Mas falando sério, ninguém vai se aborrecer se por esperar 30 minutos para receber uma resposta (a menos que seja urgente, é claro).

Para resolver esse problema, crie um horário fixo para ler e responder as suas correspondências eletrônicas.

Não tenha mais interrupções daquele cliente que mandou um e-mail solicitando mudanças no projeto-que-foi-entregue-há-uma-semana. Deixe a sua mente tranquila enquanto estiver trabalhando, sendo consciente de que não está sendo irresponsável, mas sim produtivo.

Entenda que trabalho é trabalho e vida pessoal é vida pessoal

Por mais que você seja um trabalhador freelance, respeite o seu horário de trabalho. Não verifique e-mails de clientes enquanto estiver em um almoço de família, até porque provavelmente não poderá resolver nada estando ali.

Foque no momento presente, em cada instante da sua vida, seja ele um tempo de lazer ou de trabalho. Se ficar tentando adiantar coisas do trabalho quando não corresponde, os seus níveis de ansiedade irão aumentar muito, criando o cenário propício para uma queda de produtividade.

A produtividade está diretamente relacionada com a concentração e o poder viver o momento presente. Se você gostou das dicas, compartilhe com os seus amigos! Muitas pessoas podem estar passando pelo mesmo que você e precisam da sua ajuda.