Skip to content

Informática para concursos – Guia Completo de Estudos

Quem está se preparando para um concurso público, tem que estar afiado, informática para concursos e outras  diversas matérias diferentes, que vão desde o básico do português até as diversas áreas do direito (normalmente caindo mais de três ou quatro por concurso).

Dessa forma, todas as matérias possuem seus graus de importância (afinal, quanto mais pontos você acertar, mais fácil será ser aprovado), mas ainda há muitas pessoas que acham que algumas são menos essenciais.

Isso ocorre, muitas vezes, com a informática, matéria crucial e que está presente em 90% dos concursos atuais, tendo sempre um bom número de questões em cada prova.

Se você sabe da real importância da informática para sua prova, assim como qualquer outra matéria, então é preciso aprender algumas dicas como gabaritar a prova dessa disciplina.

Por ser muito peculiar e contar com conteúdos que não são de conhecimento geral, ficar atento para aprimorar e otimizar o seu conhecimento em informática pode fazer toda a diferença para a sua aprovação.

Sendo assim, acompanhe este artigo sobre informática para concursos até o final e saiba como gabaritar a sua prova!

E-book grátis: Baixe gratuitamente nosso material onde ensina três passos simples para ser aprovado em qualquer concurso público.

estudar-informática-para-concursos

Informática para concursos: Como gabaritar?

Quais assuntos da informática são mais cobrados?

São muitos os assuntos que podem ser cobrados dentro do conteúdo programático de informática em uma prova de concurso público.

Alguns são bem mais comuns e costumam aparecer em número bem maior, sendo à base da matéria nas provas, enquanto outras raramente caem e costumam pegar muitos alunos desprevenidos.

Os assuntos que mais costumam cair são:

  • Editores de texto e Planilhas eletrônicas: tanto do Office (Word, Excel) quanto do Libre Office (Writer, Calc)
  • Sistemas Operacionais: sempre são cobrados o Linux e o Windows
  • Navegadores de internet: sempre são cobrados Firefox, Googe Chrome e Internet Explorer
  • Segurança da informação e proteção: malwares, vírus, spyware, e formas de combate, como os softwares antivírus

Já assuntos que aparecem com frequência de média à baixa nas provas de concursos de informática são:

  • Hardware do computador e dispositivos de entrada e de saída: como monitor, CPU (processador), memória, placa de vídeo, placa mãe, teclado, mouse, etc.
  • Editor de apresentações: tanto do Office (PowerPoint) quanto do Libre Office (Impress)
  • Redes de computadores
  • Softwares
  • Utilização de correio eletrônico

Assim, você pôde ter uma visão geral do que costuma ser cobra em um edital de informática para concursos.

Agora, veja mais sobre dicas importantes para gabaritar a sua prova de informática!

1- Conheça os sistemas operacionais

Não tem jeito, se você deseja gabaritar a prova de informática para concursos, é preciso conhecer sobre os sistemas operacionais.

Os dois sistemas operacionais mais cobrados, e que estão presentes em 99% dos editais de concursos, são o Linux e o Windows.

Os sistemas operacionais são programas que fazem o gerenciamento da parte física (hardware) e do software de um computador, para que assim ele possa funcionar corretamente.

Sem um sistema operacional, seria impossível que você conseguisse comunicar-se com seu computador, tablet ou no notebook, visto que eles não executariam nenhuma tarefa e não rodariam nenhum programa.

Nos celulares, o sistema operacional Android está presente nos smartphones “tradicionais”, enquanto o IOS está presente nos da marca Apple.

Além dos conceitos de sistemas operacionais, é comum que sejam cobradas as principais características de cada um deles (Linux e Windows), e como fazer a execução de tarefas básicas.

2- Conheça tudo sobre o pacote Office e o Libre Office

Para ir bem e gabaritar uma prova de informática para concursos, é preciso também saber tudo sobre softwares de escritório, e não só mais apenas os do pacote Office, mas também os do Libre Office.

São esses softwares que irão permitir que você faça textos (Word, Writer), crie e preencha planilhas (Excel, Calc) e crie apresentações (PowerPoint, Impress), atividades essenciais no seu futuro trabalho.

Assim, na prova, eles costumam cobrar muito sobre tarefas e atalhos a serem executados nesses softwares, atendo-se ao maior número de detalhes possíveis.

Dessa forma, além de ler tudo na teoria, você deve também fazer o uso prático de cada um desses programas, pois só assim será possível que o conhecimento seja fixado e totalmente aprendido.

3- Conheça tudo sobre a segurança e a proteção de um computador

proteção-para-o-computador

Esse também é um dos assuntos mais cobrados em provas de concursos sobre informática, por isso, é preciso que você saiba tudo sobre manter a segurança e proteger as informações de dados e também da rede dos computadores.

Nessa matéria, é preciso ficar atento à necessidade de “memorização” de muitos termos que não são comuns ao dia a dia, e é possível fazer isso através de diferentes técnicas.

Os conceitos dos principais termos também são muito exigidos, como no caso de malwares, firewalls, spywares, vírus e antivírus, worm, cavalo de troia, e muito mais.

4- Conheça tudo sobre navegadores de internet

O último dos quatro assuntos mais cobrados em uma prova de informática para concurso é sobre os navegadores de internet.

São eles que permitem que você possa estar acessando as diversas páginas existentes na internet, inclusive, esta aqui na qual é possível ler esse texto.

É muito comum que as provas façam perguntas relacionadas ao Firefox, ao Internet Explorer e ao Google Chrome, cada um contando com diferenças em funções, e na maneira de operarem.

Além disso, muitas provas costumam fazer a comparação e também pegadinhas entre esses três navegadores, o que confunde muito os candidatos que se preparam pouco.

5- Treine tudo o que aprendeu sobre softwares no seu computador

Fora a parte física, que no caso é o hardware, tudo que você está estudando sobre softwares, sistemas, tarefas e funções é possível de ser treinado no seu computador.

Tentar fazer uma prova de informática para concursos apenas lendo a parte teórica não irá lhe ajudar a gabaritá-la.

É preciso abrir os programas do pacote Office e Libre Office e treinar tudo o que aprendeu sobre eles, assim como com os navegadores de internet e os sistemas operacionais.

Há muitas perguntas sobre atalhos do computador e muito mais que você só aprende se estiver em constante treinamento.

O Windows Explorer costuma ser exigido quanto a muitas funções, e acaba derrubando muitos candidatos que se achavam bem preparados, mas que não estudaram e treinaram o suficiente.

6- Treine tudo o que aprendeu resolvendo provas passadas

treinar-questoes

Além de treinar no seu computador tudo o que aprendeu, é preciso também colocar em prática o conhecimento através da resolução de provas passadas de outros concursos.

O site mais indica aqui no blog é sem dúvidas o qconcursos, com ele você pode responder milhares de questões e ficar afiado até o dia da sua prova.

Isso ajuda bastante na preparação de qualquer matéria para concurso, e não é diferente com a informática, e esse treinamento auxilia bastante a quem deseja gabaritar a prova.

Fora colocar à prova seu conhecimento adquirido até agora, também é possível conhecer melhor o estilo da banca que está organizando o concurso, vendo como ela cobra as questões e as pegadinhas que costuma fazer.

Conclusão

Como você viu, a noções de informática para concursos é uma matéria que costuma ser muito cobrada nas provas, por isso, é importante estar “afiado” e saber tudo sobre ela.

Existem alguns assuntos dessa matéria que caem muito mais nas provas, então é importante focar nelas, principalmente, para assim garantir que você consiga gabaritá-las.

Além do conhecimento teórico, o conhecimento prático é imprescindível para fazer uma boa prova, portanto, nunca esqueça de treinar sistemas, programas e funções no seu computador.

Gostou do artigo de hoje sobre como gabaritar a prova de informática em concursos?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.