Skip to content

Compreensão e interpretação de textos para concursos

Compreensão e interpretação de textos é imprescindível para quem pretende ter sucesso em qualquer tipo de exame nos dias atuais.

Sendo assim, os concursos públicos não ficam fora dessa regra e não saber interpretar e compreender um texto pode lhe tirar prontos preciosos na prova.

Engana-se quem pensa que a compreensão e a interpretação de textos são importantes apenas nas provas de português, visto que elas são essenciais para o entendimento e a resolução de questões de qualquer área.

Desta forma, resolvi trazer este artigo falando um pouco mais desses assuntos aplicados aos concursos públicos, dando algumas dicas de como se sair bem utilizando-os para resolver as questões.

Quer saber mais sobre compreensão e interpretação de textos para concursos?

Então não deixe de acompanhar este texto até o final e fique por dentro das melhores dicas sobre esse assunto.

Compreensão e interpretação de textos: Dicas para Uma Boa Prova

Habitue-se a ler 

compreensão-e-interpretacao-de-textosA primeira dica para tornar-se “fera” em compreensão e interpretação de textos para concursos é habituar-se a ler.

E não são apenas as apostilas dos concursos que entram nesse quesito, mas também livros gerais de literatura, tanto brasileira quanto estrangeira.

Quanto mais você ler, mais fácil será interpretar e compreender os textos nas provas, de qualquer questão, conseguindo responde-las da maneira correta.

Obviamente, à medida que você ler mais também sobre as disciplinas cobradas na prova do concurso, maior será sua facilidade na hora do exame para compreender o que está sendo pedido.

Quem não se habitua à leitura acaba pagando caro com muitos pontos perdidos, e isso em um concurso é a diferença entre alcançar a aprovação ou falhar na tentativa.

Esteja focado no momento da leitura

Um fato que prejudica bastante na hora da compreensão e interpretação dos textos em provas de concursos é a falta de foco.

Pessoas que têm problemas para concentrar-se ou divagam facilmente podem ter que ler três ou quatro vezes para conseguir entender o que pede uma questão.

Esse tempo fará toda a diferença lá na frente, o que irá prejudicar a resolução das outras questões, ainda mais se forem de um nível mais difícil.

Desse modo, não basta apenas criar o hábito de ler por ler, mas sim da leitura com foco, e isso pode ser feito por meio do costume de destacar os pontos chave do texto. 

Com essa prática, você começará a ficar mais focado e rapidamente conseguirá entender do que se trata o assunto, o que torna o entendimento geral facilitado.

Quanto mais prática você tiver, mais questões será capaz de responder de forma correta em um concurso.

Mantenha sempre um dicionário próximo durante a leitura 

Uma das grandes “sacadas” na compreensão e interpretação em textos para concursos é ler sempre com um dicionário próximo.

Isso porque será muito capaz que você encontre muitas palavras que não entenda, ainda mais se está começando a criar esse hábito de leitura.

Assim, você pode ir grifando-as à medida que for lendo-as, depois fazer uma leitura geral para tentar entender cada uma delas pelo contexto e, em último caso, usar do “amigo” dicionário para compreende-la.

Ter um bom vocabulário é de suma importância para que você possa sempre interpretar e compreender os textos e as questões em uma prova de concurso.

Acredite, um baixo vocabulário será capaz de “derrubar” você em algumas questões e textos em diversas provas, portanto, olho aberto para essa dica.

Atente-se para alternativas muito parecidas em questões de interpretação  

Algo muito comum de ocorrer em questões de interpretação textual é aparecer duas alternativas muito parecidas.

Isso é algo feito com o intuito justamente de qualificar aqueles candidatos que realmente estão atentos ao texto, enquanto os que não fizeram seu papel corretamente quase sempre acabam chutando entre as duas.

Uma dica importante para você conseguir se sair bem nesse tipo de questão, além da leitura constante com a interpretação textual, é resolver provas antigas e questões dessa área de outros exames.

Nada melhor para o aprendizado do que a prática, e nesse caso ela pode leva-lo ao patamar mais alto frente aos seus concorrentes, permitindo que você acerte questões que a maioria irá errar.

Leia todo o texto base por, pelo menos, duas vezes

A leitura do texto base, do qual serão feitas as questões seguintes, precisa ser bem lido para que você possa compreende-lo e interpreta-lo da maneira certa.

Quem tenta passar por essa parte de qualquer maneira, tentando encurtar o tempo sem manter o foco no que está sendo lido, tem grandes chances de não conseguir entender nada.

O mais indicado é que sejam feitas duas boas leituras, pois elas já serão capazes de auxiliá-lo a ter uma visão geral sobre o que está sendo falado e o que será pedido nas questões da prova.

Enquanto a primeira leitura é feita para que você tenha uma visão geral sobre o texto, a segunda serve, principalmente, para destacar-se as principais ideias que ele traz.

Isso não significa, entretanto, que você deve dar mais ênfase a primeira leitura do que a segunda ou vice-versa, pois sem uma a outra será impossível de ajuda-lo.

Sendo assim, a última dica para ter sucesso na compreensão e interpretação de textos para concursos é ler com atenção o texto base por duas vezes.

Conclusão

Como você viu, compreender e interpretar um texto são habilidades que todo candidato de um concurso precisa ter se objetiva realmente ter êxito e ser aprovado.

Essas duas habilidades, aliás, são essenciais para resolver questões de qualquer área dentro de uma prova, pois sem entende-las, será impossível acertá-las.

Sendo assim, neste texto você pôde ver algumas dicas importantíssimas para colocar em prática o aprendizado de compreender e interpretar textos para concursos.

Coloque o que você aprendeu em prática hoje mesmo e veja os bons resultados que isso lhe trará no futuro.

Gostou do artigo de hoje sobre compreensão e interpretação de textos para concursos? 

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.