Skip to content

Como ser Aprovado mais Rápido Estudando pouco

Basta um candidato aleatório passar de primeiro em um concurso público, para que as pessoas comecem a cogitar a possibilidade dele ter sorte ou de conhecer alguma pessoa influente que garanta a sua aprovação. Infelizmente este tipo de pensamento ainda é comum, mas na verdade é que essa aprovação “rápida” e caracterizada como um resultado da dedicação e organização de seus estudos.

Ou seja, se realmente deseja ser aprovado mais rápido no concurso prestado, é fundamental que comece a realizar suas obrigações estudantis, tendo o foco de aprender com qualidade. Claro que isso pode ser cansativo, mas é indispensável para que você tenha mais chances de ter uma boa performance e ser aprovado.

O problema é que a vida moderna transformou as pessoas em seres apressados e sem tempo para executar as atividades que deveriam ser simples no dia a dia, como o estudo. Por isso que muitos buscam formas de serem aprovados em um concurso de forma mais rápida e estudando pouco, mas é claro com qualidade.

Quer saber como fazer para ser aprovado mais rápido estudo pouco? Confira.

# 1 – Veja quais são as matérias cobradas nas provas de cada Concurso

Para pessoas com tempo escasso é necessário organizar a rotina visando alguns momentos de estudo, mesmo que sejam poucos. O ideal é focar na qualidade e não na quantidade e permitindo que estude pouco – mas o suficiente para uma boa performance nas provas. Mas para isso deverá se atentar a alguns detalhes.

Por exemplo, saber quais são os assuntos/matérias que vão ser citados em cada uma das questões das provas, tende a evitar que você desperdice o seu tempo, pois poderá focar seu tempo livre no estudo de assuntos que possuam um peso relativamente maior na prova. O que de fato, aumenta suas chances de acertos.

# 2 – Defina as fontes (livros, artigo e outros) que serão usadas para estudar

Se o seu foco é ser aprovado mais rápido estudando pouco, o mais ideal é usar um material de qualidade, que ofereça todas as informações necessárias para a sua compreensão. Entenda que seu foco deve ser o uso de fontes que tenham o potencial de explicar a matéria sem enrolação, indo direto ao que é importante.

Isso significa que nem sempre os livros “tradicionais” são os mais interessantes. Pelo contrário, nos dias atuais pode encontrar diferentes canais de informação, como no caso do Youtube, uma mídia digital que te permite encontrar diversos vídeos aulas que explicam a matéria de forma simplificada, mas com qualidade.

# 3 – Enquanto estiver estudando evite distrações que prejudiquem seu foco

O seu tempo é curto e além disso, você não deseja dedicar todos os momentos livres do seu dia lendo um livro. Neste caso, o ideal é valorizar esse período que lhe foi reservado para estudar, pois dessa forma você terá acesso a informação necessária para prestar o concurso com segurança e ter chances de aprovação.

Logo, comece a evitar as distrações que tendem prejudicar a qualidade de seus estudos, como no caso do celular – que é o inimigo número um das pessoas que precisam se dedicar a alguma atividade. Evite estudar em um ambiente que não ofereça tranquilidade, tendo televisão, livre acesso de outras pessoas e outros.

# 4 – Monte o plano de estudo para que nenhuma matéria passe despercebido

Assim que descobrir quais são as matérias/assuntos que tendem a cair na prova do concurso ao qual pretende prestar, é necessário que comece a organizar sua rotina de estudo. O plano de estudo é um exemplo eficiente de como realizar a organização dos estudos, pois terá o controle sobre o que deve de fato estudar.

O ideal é que faça esse plano o mais rápido possível, tendo noção dos períodos livres de cada dia da semana. Assim, pode delimitar o conteúdo que devem ser estudados, inclusive a complexidade do mesmo. Com esse plano, você pode ter a chance de estudar pouco, porém o necessário para ser aprovado no concurso.

# 5 – Tente focar na concentração e compreensão das matérias/conteúdos

Um dos fatos indispensáveis na busca por ser aprovado mais rápido estudando pouco, é a concentração. Entenda que não adianta você passar horas lendo um conteúdo complexo apenas com a intenção de memorizá-lo, pois isso tende a te prejudicar no concurso. Afinal, quem te garante que sua memória vai te ajudar?

Dessa forma, tenha como objetivo estudar pouco, porém com qualidade, tendo chance de compreender o que está estudando. Ao compreender a matéria você provavelmente terá uma nota interessante no concurso, pois os riscos de sofrer “um branco” durante a prova serão diminuídos. Neste caso, foque em aprender.

# 6 – Anote o que tem dificuldade de compreender ou que julga importante

Há algumas partes de uma matéria/conteúdo que podem obter uma relevância maior do que as outras, ou inclusive, que tendem a ser mais complexas e diante disso, é comum que tenha dificuldades. Para ambos os casos há estratégias que podem ser eficientes, como a anotação – que deixa essa matéria mais “concisa”.

Esse hábito de fazer anotação garante que tenha mais uma chance de fixar esse conteúdo estudado em sua mente, além de facilitar os estudos, pois ao voltar a estudar basta que vá até a anotação para que retome ao assunto. Sendo assim, é crucial que faça anotações coerentes e que você possa de fato, compreender.

** Entenda que a motivação também é fundamental neste processo, pois se há necessidade de estudar ou, no caso, se dedicar ao conteúdo que será “cobrado” no concurso, é crucial que o analise com atenção para que evite interpretações erradas. Tenha atenção, motivação e dedicação para garantir a sua aprovação.

Entenda que ser aprovado mais rápido estudando pouco não é algo fácil. Pelo contrário, a dedicação deve ser ainda maior, pois mesmo que o seu estudo seja “pouco”, será necessário que seja suficiente para compreender toda a matéria e dessa forma, pode aumentar as suas chances de analisar as questões da prova, respondê-la corretamente e atingir uma boa nota que te permita ser aprovado.