Como gabaritar português para concursos – Guia completo

Português para concursos tem se tornado um pesadelo para você?

Em um concurso público, é muito normal que os candidatos a uma vaga optem por dar mais relevância para matérias que possuem mais peso e mais questões dentro de uma prova.

As disciplinas específicas, como as diversas áreas do direito, costumam ser as que recebem maior importância dos concurseiros, mas não são apenas elas que merecem atenção.

Uma das matérias mais importantes de concursos públicos é o português, que faz parte do conteúdo programático geral da seleção de qualquer cargo.

As provas dos concursos sempre contam com um alto número de questões de português, que envolvem não só a interpretação de texto, mas também outros assuntos cruciais, como concordância, regência, crase e ortografia.

Português para concursos: como gabaritar?

Aqui neste artigo, o objetivo é ensinar você a como aprender a gabaritar português para concursos, dando assim um grande passo rumo à sua aprovação.

Quer saber quais são os assuntos que mais caem em provas de concursos e quais as principais dicas para “fechar” a prova de língua portuguesa?

Então acompanhe esse artigo até o final e fique por dentro de tudo sobre esse assunto!

Quais assuntos mais são cobrados em português para concursos?

Ao avaliar o edital de um concurso público, você verá que a parte relacionada ao português é bastante intensa, contendo uma grande diversidade de assuntos.

Nem todos esses, é claro, acabam caindo na prova, tendo em vista que é muito conteúdo para ser colocado dentro de 10 a 15 questões.

Alguns desses assuntos de português para concursos costumam ser mais cobrados e sempre são presença certa nas provas.

Esses assuntos são:

  • Interpretação textual ou de texto: esse talvez seja um assunto “coringa” em toda prova de concurso público, sempre caindo, pelo menos, uma questão garantida.É preciso ler nas entrelinhas, prestar muita atenção ao texto e entender o que a questão está pedindo
  • Crase: esse é outro tópico que cai muito em provas de português para concursos e que acaba derrubando muitos candidatos.A maioria das pessoas, desde as que estão no colégio, passando pelas que estão na faculdade, até as que já estão trabalhando apresentam alguma dificuldade com a crase
  • Concordância verbal e nominal: a concordância aparece muito em provas de concursos públicos, sendo preciso entender todos os elementos das frases e como eles relacionam-se.Muitas pessoas ainda apresentam grandes dificuldades com concordância, tanto verbal quanto nominal
  • Regência verbal e nominal: outro tema de relevância e que sempre aparece em provas de português, sendo muito comum os candidatos apresentarem dificuldade em entender se um verbo é transitivo direto, indireto ou ambos, por exemplo

Agora que você já conheceu os assuntos que mais caem em concursos públicos nas questões de língua portuguesa, é hora de aprender a como gabaritá-las.

Acompanhe as dicas abaixo para gabaritar português para concursos

1- Você precisa ler muito para gabaritar português

como estudar portugues para concursos 1024x717 - Como gabaritar português para concursos - Guia completo

A falta de leitura é um dos principais motivos para os alunos saírem-se mal nas provas de português para concursos.

Isso porque, ao ter o pouco hábito da leitura, não só o vocabulário fica muito restrito, ocasionando muitos erros ortográficos, como também fica mais difícil fazer a interpretação de textos.

Quem precisa escrever também uma redação como parte da seleção para o concurso, tende a se sair muito mal sem o hábito de estar lendo.

Hoje, para quem não quer ler livros físicos ou mesmo online, há a opção da leitura de páginas online de jornais, além de muitos sites e blogs para treinar a leitura (apenas cuidado para ler apenas os que não tenham erros de ortografia).

2- Você precisa aprender crase (é sério, muita gente apresenta dificuldade nesse tema)

Em um concurso público, toda questão que você erra te coloca em uma situação mais complicada para ser aprovado.

Entretanto, quando se acerta aquelas que a maioria tende a errar, isso já te faz sair na frente de muitos concorrentes.

Dessa forma, aprender a crase, matéria que muita gente ainda tem dificuldade, é primordial, não só para conseguir gabaritar a sua prova de português, mas também para ser um diferencial na curva média.

Como questões de crase costumam eliminar as chances de muitos candidatos, preparar-se para conhecer bem as regras e, principalmente, as exceções para o uso dela é primordial para que seu resultado final seja satisfatório.

3- Você precisa aprender mais do que as regras, pois as exceções são cruciais

como estudar portugues 1024x717 - Como gabaritar português para concursos - Guia completo

Quantas vezes você não estava assistindo uma aula ou lendo um conteúdo de português e, quando finalmente achou que tinha entendido tudo, apareceu uma exceção à regra para te derrubar?

A maioria dos candidatos, já cansados de terem que aprender mais um assunto, acabam deixando de focar nas exceções de cada regra do português, e são exatamente elas que costumam cair mais em provas.

Aprender de diversas formas, como fazendo resumos, por meio de técnicas de memorização ou resolução de exercícios é a melhor forma de você conseguir fixar todos os detalhes que a língua portuguesa possui (e que são muito cobrados).

4- Você precisa entender bastante o conteúdo gramatical

Na primeira dica, falei sobre a importância de se focar no aprendizado da interpretação de textos, mas o conteúdo gramatical não pode ser esquecido.

Muitas vezes, os candidatos, já acostumados a ler bastante e interpretar textos, até saem-se bem nas questões interpretativas, porém, acabando caindo nas de gramática.

Assim, estudar desde a fonologia, passando pela morfologia e pela sintaxe (também conhecidas como morfossintaxe) até a semântica é muito importante para garantir que você irá gabaritar português para concursos.

5- Você precisa aprender concordância

As questões de concordâncias, como você já pôde ver anteriormente nesse texto, caem muito em provas de concursos públicos.

Assim, entender tudo sobre concordância nominal e verbal pode fazer com que você acerte questões que a maioria dos seus concorrentes irão errar.

Entender quando fazer a concordância de gênero e de número, além de entender a concordância entre os termos certos de uma oração é imprescindível para que você consiga acertar uma questão.

Além disso, no caso das seleções que exigem a redação como uma das etapas, saber concordância pode fazer toda a diferença para que a sua nota seja alta e você consiga a aprovação.

Quem escreve errado demais em uma redação (ainda mais com caráter eliminatório), não importa quão bem tenha se saído na prova de múltipla escolha, irá ter suas chances de alcançar sucesso no concurso minadas.

Conclusão

Como você viu, o português é uma das matérias mais exigidas em concursos públicos, contando sempre com muitos assuntos nos editais e muitas questões nas provas.

Aqui nesse artigo, você pôde conhecer quais desses assuntos que mais costumam cair nas provas de português, além de entender o que é preciso fazer para gabaritá-las.

É sempre bom lembrar que a resolução de provas passadas de outros concursos é importante para testar seu conhecimento, fazer com que você entenda o estilo das bancas e conheça as eventuais pegadinhas que elas fazem.

Gostou do artigo de hoje sobre como aprender a gabaritar português para concursos?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

(Visited 304 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *