Skip to content

Como estudar para Concurso Público – 8 Estratégias Para Ser Aprovado

como-estudar-para-concurso

Como estudar para Concurso Público de forma correta?  Realmente não é fácil aprender como estudar para concurso público e ainda estar motivado todo o tempo,.

No entanto, é realmente possível estar preparado antes da prova seguindo dicas simples.

Resolvi criar esse artigo e revelar métodos que poucos alunos usam atualmente e ensinar você a criar um plano de estudo altamente poderoso e a prova de falhas se seguido passo a passo.

Esse método de como estudar para concurso é para todos os alunos que estão se preparando para qualquer tipo de prova, seja para concurso público, faculdade ou alguma uma matéria especifica da escola.

E-book grátis: Baixe gratuitamente nosso material onde ensina três passos simples para ser aprovado em qualquer concurso público.

1- Como Estudar Para Concurso de Forma Organizada

Esse é o principal ponto antes de começar a estudar, faça todas suas atividades importantes antes de começar os estudos.

Passear com o cachorro, ir a padaria, execute tudo antes de estudar, isso vai fazer com que você tenha total foco durante os estudos.

2- Encontre um lugar adequado para estudos

Será crucial encontrar um local que possa ser apropriado para sua trajetória de estudos. Isso significa que deve escolher o ambiente que tenha móveis confortáveis para você sentar e apoiar os materiais de estudos.

Uma boa iluminação e principalmente, que seja silencioso.

Esse local deve ser o mais organizado possível, para que dessa forma tenha uma chance maior de conseguir estudar com qualidade.

Parte da sua concentração é estimulada pelo silêncio e organização, além do conforto e boa iluminação, por isso será preciso escolher um local para estudar com todas essas características.

3- Prepare seu ambiente de estudos

Outro ponto importante prepare todo seu material antes de começar a estudar para concurso é não haver qualquer tipo de interrupção, deixe lápis e canetas preparados juntamente com livros e apostilas.

4- Elimine as distrações

Acabe com todas as distrações possíveis, celular de preferência no modo silencioso e evite as redes sócias durante o estudo, whatsapp nem pensar e deixe para ler seu e-mail após os estudos.

Quando estiver lendo livros ou apostilas procure deixar o computador desligado.

Apenas use o computador quando estiver lendo algum PDF ou precisar imprimir alguma matéria.

Rede social é algo que também é preciso evitar, deixe para usar as redes sócias nas horas livres e sempre procure manter o foco.

6- Estabelecer metas de estudo para Concurso

Pense nas metas que irá alcançar após cumpri-las, aprender um tópico novo como “Eu vou aprender concordância verbal e nominal”.

Realizar as metas te deixará muito mais motivado e seguir nos estudos.

Pense em uma recompensa a cada meta realizada, procure usar isso ao seu favor e fazer do seu estudo algo sério e divertido.

Quando aprender  algo novo procure fazer uma pausa e realizar uma atividade como recompensa, ouvir uma música ou relaxar um pouco.

Imagine o que você alcançará quando chegar ao seu objetivo pense sempre no resultado da aprovação e não deixe os pensamentos de desanimo sobrepor os positivos.

7- Comece o seu dia de estudando os assuntos que tem alguma dificuldade

Segundo os professores de concursos públicos, o ideal é que você comece a sua trajetória de estudos com as matérias que tem mais dificuldade.

Isso porque no começo do dia as pessoas estão mais atentas, tendo mais energia para dedicar a sua atenção aos assuntos que possui algum tipo de dificuldade para entender.

Dessa forma, separe as matérias que são mais difíceis ou até longas.

Deixe um tempo maior de estudo para que analise a matéria por completo. Assim, tem mais chance de entender.

8- Na dúvida, busque um especialista em como estudar matérias de concursos públicos

A era digital trouxe muitos benefícios para as pessoas, inclusive às que possuem o interesse de prestar algum concurso público.

Na internet você pode encontrar pessoas dispostas a ajudá-lo a estudar para concurso via vídeo aulas e chamadas online para aprender a matéria que possui dúvida, sejam professores ou até especialistas nos assuntos.

Existem dúvidas que não são sanadas apenas com a leitura de livros ou artigos no geral, por isso que ter o auxílio de algum professor pode ser interessante.

Se você faz algum curso, peça auxílio para o professor ou colegas de classe, mas se não, busque um professor ou as vídeos aulas disponíveis na internet.

DICA EXTRA – CURSOS PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Existem milhares de cursos online ou presenciais para as pessoas com interesse de prestar e aprender como estudar concursos públicos.

Esse concursos podem ser específicos, como no caso dos cursos voltados aos concursos da Caixa, da Polícia Militar e outros, que por sinal possuem plano de estudos voltada às matérias abordadas nas provas.

Procure por um curso que seja interessante e recomendado por outras pessoas, assim pode complementar o seu cronograma de estudos com auxílio de outras pessoas especialistas ou com conhecimento amplo em determinada matéria.

Além disso, você ainda pode falar sobre as suas dúvidas com esses profissionais.

Conclusão

Coloque essas dicas sobre como estudar para concurso público em prática o mais rápido possível, para que com isso consiga se preparar corretamente às provas, eliminando dúvidas e quaisquer confusões que atrapalhem sua evolução diante dos estudos.

=) Assim, você não aumenta seus conhecimentos, como tem chances maiores de conseguir uma boa nota e colocação nos concursos que for prestar.