Skip to content

6 Erros que podem te atrapalhar durante os estudos

erros-ao-estudar

Não existe fórmula mágica para passar em um concurso público ou em uma prova. Para ser aprovado é necessário dedicação, estratégia, segurança e o mais importante: saber as respostas certas. E só existe uma forma de saber a resposta certa: tem que estudar. Embora isso pareça óbvio, estudar não é algo tão simples.

Muito pelo contrário: algumas vezes é apenas uma coisa feita por falta de opção, apenas por obrigação.

Se você quer mesmo ter um melhor aproveitamento dos seus estudos e aprender mais, confira os 6 erros mais comuns que podem te atrapalhar durante os estudos e fuja deles!

erros-ao-estudar

1 – Não ter uma meta

Se você for tentar ler todos os livros indicados no edital do concurso você vai ficar louco! O pior: quanto mais cansado você ficar mais desanimado vai ficar.

Portanto, antes de começar estabeleça uma meta de estudo: o que eu preciso estudar? Qual assunto eu domino? Onde eu tenho maior dificuldade?

2 – Estudar apenas no computador

Se você está pensando em estudar apenas com material digital, pode parar por aí! O nosso cérebro precisa ser constantemente treinado e uma excelente forma de estudo consiste no be-a-bá ensinado na escola: papel e caneta.

Use e abuse dos materiais digitais mas faça resumos, fichamentos, testes e exercícios manualmente também. Lembre-se que você precisará dominar a escrita manual para fazer a prova dentro do tempo permitido.

3 – Achar que dar uma lida na véspera vai resolver tudo magicamente

Não, não vai! Se você quiser passar você vai ter que estudar, portanto mãos à obra, olhos no livro e exercícios sendo feitos!

4 – Não ter horários definidos para estudar ou lugar próprio para isso

Se você não tiver um horário definido para estudar e um lugar só para isso você não vai conseguir se dedicar para seus estudos.

Com certeza alguém vai te chamar, seu telefone vai tocar, você vai ser entregar aos prazeres da televisão ou internet. Hora de estudar é hora de estudar. Separe o local e o horário somente para isso!

5 – Achar que estudar em grupo é mais legal e rentável

Não estamos falando de trocar ideias com colegas no colegial. Se você quer entender o que está estudando e garantir um bom desempenho, aprenda a pensar como um adulto: hora de estudar é para estudar e não para conversar com seus amigos. Se você gosta de estudar em grupo separe um tempo para isso, mas dedique-se a estudar sozinho, com sua própria rotina também! Tenha foco!

6 – Pausinha para as redes sociais, aquela olhadinha esperta no Facebook e Twitter e Whatsapp

O maior vilão atual da sua concentração e do seu tempo são as redes sociais. Portanto, na hora de estudar bloqueie todas as suas redes sociais e desligue o celular.

Nada de paradinha estratégica para conferir sua timeline ou saber o que está rolando com seus amigos.

Gostou das dicas Então não deixe comentar, sua opinião é fundamental para crescimento do site..

É hora de estudar!!!