Skip to content

Aumentar Concentração – 12 Dicas de estudos

 

Concentração, calma e insistência. Esses seriam os três pilares que basicamente “sustentam” essa ideia de manter um bom aproveitamento em seus estudos. O problema é que nem todas as pessoas conseguem combiná-los com facilidade.

Aliás, se você chegou até esse artigo, com certeza tem tido dificuldades de focar nos estudos, o que tecnicamente se tornou algo comum na atualidade, já que a maioria das pessoas se distraem facilmente por não transformarem o momento de estudos em algo sério e que exige dedicação para o melhor aproveitamento.

Ter concentração nos estudos depende de inúmeros fatores, desde o conforto dos móveis usados para estudar, até mesmo uma boa iluminação. Ou seja, não basta estar 100% disposto a aprender uma matéria específica, se determinado momento não é propício para estudar – sendo preciso fazer algumas mudanças.

Se de fato deseja aumentar a concentração nos estudos, confira algumas dicas.

# 1 – Antes de qualquer coisa: esteja com o corpo e mente descansados

Entenda uma coisa. O seu corpo e mente jamais vão executar uma tarefa com a qualidade que espera, quando não se encontram descansados. É por isso que o ideal é priorizar as suas noites de sono, dando chance para seu corpo recuperar a energia que gastou e tornar a sua mente “livre” para mais um dia de estudos.

# 2 – Escolha um ambiente que seja tranquilo e confortável para você estudar

Outra estratégia para aumentar a concentração nos estudos, é buscar um local que seja tranquilo, com móveis confortáveis e que tenha a estrutura capacitada para você estudar. Entenda, não precisa ser um escritório de luxo. Mas sim, um local que lhe permita passar horas estudando sem se distrair com outras coisas.

# 3 – Antes de iniciar os estudos, separe as matérias que você precisa estudar

Estudar com organização te oferece um melhor aproveitamento das horas que gastou mergulhado nos livros, por isso que a sua função é montar um plano de estudos, tendo todas as matérias que devem ser analisadas no dia, quais seriam mais complexas, quais você deve ter um pouco mais de atenção e entre outros.

# 4 – Dê um tempo limite para estudar determinada matéria, depois descanse

Está certo que estudar é necessário, mas não adianta você passar a madrugada mergulhado nos livros, se no final nada do que “viu” foi compreendido. O ideal é ter um tempo limite para estudar e dar intervalos para que sua concentração não seja abalada. Estude direto por até 50 minutos e pause de 10 a 20 minutos.

# 5 – Alterne a sua forma de aprender, saiba inovar ao longo dos estudos

Ficar insistindo em um método que pouco te ajuda aprender é um erro, por isso é interessante inovar na forma de aprender, mudando as fontes de estudos e de compreensão de matéria. Ao invés de focar sempre em livros, busque matérias jornalísticas, vídeos ou até infográficos. Torna o estudo dinâmico e interessante.

# 6 – Faça resumo, fichamento e anotações de partes importantes da matéria

Para não perder tempo com partes não importantes da matéria, pode ser muito interessante fazer resumos, fichamentos e anotações da mesma com intuito de otimizar o processo de estudos. Uma vez que você anota o que precisa voltar a estudar, você evita perder tempo com partes não necessárias e nada relevante.

# 7 – Desligue o celular ou as notificações de conversas, aplicativos e outros

A maioria dos estudantes se vêem atrasados nos estudos ou com baixo nível de aproveitamento, devido as distrações promovidas pelo celular. Entenda que seu celular será o inimigo número um de seus estudos, por isso o mantenha longe e até mesmo desligado. Ou então, busque desligar as notificações de aplicativos.

# 8 – Use as músicas de concentração ou meditação durante os seus estudos

Pode parecer estranho, mas escutar música enquanto estuda, pode te ajudar na concentração nos estudos. Claro que não deve escutar um rock pesado ou funk – e entre outros estilos mais “eletrizantes” – e sim, músicas que realmente têm o potencial de acalmar e concentrar, como por exemplo, músicas para meditação.

# 9 – Leia em voz alta ou escreva todo o conteúdo que está estudando

Algumas pessoas só conseguem ficar concentradas nos estudos quando lêem as matérias em voz alta ou até mesmo, ao escrever. Essa é uma estratégia que tem o potencial de ajudar as pessoas que são mais ativas, pois possibilita à mente se concentrar para realizar a ação com sucesso. Aliás, isso auxilia na memorização.

# 10 – Estude em um lugar que possua a boa iluminação, isso é indispensável

Pense, se você começar a estudar em um local que exige um esforço grande dos olhos para ler os materiais, é muito provável que eles se cansem mais rápido, e dessa forma, você acaba perdendo a concentração aos poucos. Para evitar isso, estude em um local com uma boa iluminação natural ou então, com luminárias.

# 11 – Se esforce, não se deixe levar pela tentação de navegar na internet

Se você estuda com auxílio de dispositivos com acesso à internet, esse processo que visa aumentar a concentração nos estudos será ainda mais complexo. Isso porque a tentação de entrar em sites aleatórios é grande, mas neste ponto, será crucial que você se esforce e tenha consciência sobre os seus atos no momento.

# 12 – Tente conter a sua ansiedade tomando chás que te ajudam a acalmar

Muitas vezes o que atrapalha a concentração das pessoas é a ansiedade. Ela é o mal do século e grande parte das pessoas vivem com seus sintomas no dia a dia – inclusive em momentos que exigem a sua concentração. Para driblá-la e ter a concentração ampla ao estudar, tente ingerir calmantes naturais, como os chás.

Essas dicas com certeza vão te ajudar a manter sua concentração nos estudos e inclusive, podem facilitar na memorização e compreensão da matéria. Claro, as dicas não funcionam se você não se esforçar, por isso precisa ter consciência de seus atos, pois eles podem gerar cansaço, ansiedade ou falta de interesse. Seja organizado com as suas obrigações e combine os três pilares citados no início